A Casa da Índia é uma iniciativa de um conjunto de cidadãos conscientes da necessidade de conhecer a Índia e as suas relações com o exterior, mormente a partir da diáspora indiana existente em Portugal, numa população que se estima ser de cerca de 100 000 habitantes.

A Casa da Índia procura aprofundar os laços entre os dois países tendo por base a cultura no seu sentido mais amplo, porque a cultura abarca vertentes tão diversas como a sociedade ou a política, a religião ou a economia, a investigação científica ou a arte, o desporto ou a cultura.

A Casa da Índia é uma associação não-governamental, sem fins lucrativos, sem filiação partidária, ou de denominação religiosa, que pretende desenvolver atividades culturais, académicas, científicas, de cooperação e desenvolvimento das populações sul-asiáticas em Portugal e na Índia, bem como no espaço da Lusofonia.

Conhecer a Índia é um objetivo ambicioso, porque pressupõe considerá-la nas suas múltiplas dimensões e nessa pluralidade que o nome do Estado procurou congregar. O posicionamento diplomático e estratégico de Portugal como gatekeeper da Europa, África, e como interlocutor privilegiado entre povos que cruzam os oceanos Atlântico e Índico, tornam esta associação e os seus objetivos, uma instituição singular para potenciar programas, projetos e iniciativas que visem a aproximação destes povos e dos seus saberes na construção de sociedades prósperas e cosmopolitas.

A Casa da Índia pauta-se pelos valores da tolerância, do compromisso e da fraternidade entre povos.

A Casa da Índia pretende ter um papel ativo nas sociedades indiana e portuguesa, através de iniciativas como a realização de palestras, conferências, cursos, exposições, mostras de cinema, espetáculos.

A Casa da Índia é uma instituição aberta no sentido que se dá a uma casa com as portas e as janelas abertas: acolhe pessoas, ideias, opiniões, tendências.

A Casa da Índia será receptiva a todos as pessoas e projetos que partilhem desta visão e missão.